Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4669

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProjeto "Um lápis, Um sorriso": O impacto socioeducativo proveniente do contato entre a Universidade Federal do Pará e a infância periférica.;

Vinícius Weslley Pereira Eustógio, Jullyane Raquel Almeida Nunes, Paloma Gama da Silva, KAIO GOMES DA SILVA, Helner Mascarenhas dos Santos;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

O presente artigo propõe uma estratégia de aproximação entre a universidade e a juventude periférica por meio de atividades extensionistas do projeto "Um lápis, Um sorriso" idealizado pelo Programa de Educação Tutorial de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará em parceria com outros grupos de extensão dessa universidade. É feita uma análise do impacto dessas ações na vida acadêmica dos alunos, e também revela-se resultados que indicam a influência direta das dificuldades financeiras das famílias e da falta de estrutura escolar adequada no desempenho acadêmico dos crianças, enfatizando a desigualdade educacional existente nas escola pública e a importância da atuação dos jovens universitários com projetos semelhantes como forma de estimular o desejo de conhecimento e desenvolvimento científico e social nessa infância periférica. Conclui-se que os projetos de extensão universitária são essenciais para promover mudanças positivas na visão de mundo dessas crianças e criar oportunidades para as classes marginalizadas pela sociedade.

Educação; Juventude periférica; Extensão universitária; Desigualdade educacional.
Voltar