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ANÁLISE DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E EVASÃO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PARA ENGENHARIAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES UTILIZADAS NO IFBA -VITÓRIA DA CONQUISTA;

Sidiney Santos Oliveira Junior, Ana Karine Dias Caires Brandão, POLYANE ALVES SANTOS, Emerson Gean Sousa Vieira, Laiza Costa Santos Nascimento;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

Os cursos de engenharia geram grande atração nos jovens que pretendem ingressar no ensino superior mas são os mesmo que apresentam uma grande evasão em muitas componentes em sua grade curricular. Este artigo cientifico apresenta uma análise dos índices de reprovação e evasão em Cálculo I para engenharias. Para tanto foi feito um estudo com a abordagem quali-qualitativa, dividido em quatro partes. Na primeira parte do projeto, foi realizado uma pesquisa dos alunos matriculados na Instituição Federal da Bahia entre os períodos letivos de 2022.1 e 2022.2, selecionando todos os alunos que cursaram a disciplina de Calculo Diferencial e Integral I. Na segunda etapa foi ministrado um minicurso de pré-cálculo com duração de duas semanas para os três cursos das Engenharias, com o objetivo de proporcionar conhecimentos relevantes para melhorar o êxito na disciplina CDI-I. Para a terceira etapa foi elaborada uma cartilha interativa voltada para o público ingressante em que foram apresentadas técnicas de ensino e de estudo que colaborem para a construção de uma rotina eficaz de estudos. Por fim, na quarta etapa, realizou-se monitorias semanais de ambas as disciplinas supracitadas para todos os cursos das Engenharias, com início em 23/03/2023 e com previsão de término em 04/07/2023, final do primeiro semestre letivo. Os resultados mostram que, no semestre de 2022.1, houve uma taxa de reprovação de 60,3% em CDI, enquanto no semestre de 2022.2, essa taxa aumentou para 77,8%. A evasão também foi um problema identificado, sendo que 29 dos 76 alunos reprovados abandonaram o curso. A análise dos dados indica a relevância das intervenções do projeto MATECA, as monitorias, o minicurso de pré-cálculo e a cartilha interativa, foram elementos-chave para melhorar na redução dos índices de reprovação, evasão e no desempenho dos estudantes

Engenharia; Evasão; Cálculo; MATECA;
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