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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROTÓTIPO DE VENTILADOR PULMONAR PARA PEQUENOS ANIMAIS;

Marcos Santos Hara, Beatriz dos Santos Pês, Diego Tefili, Brayan Agio de Miranda Andrade, Amanda Fila de Lima;
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COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A história da ventilação mecânica começa em 1928, com o "pulmão de aço" (primeiro ventilador inventado), porém, sua evolução começa com o primeiro surto de poliomielite, quando o equipamento se popularizou. A 5 anos do centenário deste tipo de equipamento, o atual projeto visa o desenvolvimento didático de um ventilador pulmonar voltado para ainmais de pequeno porte, tendo como propósito prover suporte respiratório em procedimentos cirúrgicos ou clínicos, como os que necessitam de anestesia geral, por exemplo. O ventilador veterinário proposto conta com uma plataforma microcontrolada ESP32, uma válvula proporcional para controle de fluxo inspiratório, sensores de pressão e eletroválvula desempenhando a função de válvula expiratória, utilizando um algoritmo de controle PID implementado em firmware. Além disso, o protótipo utiliza uma IHM desenvolvida em MatLab, que possibilita ajustes de parâmetros e visualização de dados ventilatórios e alarmes. Diferentemente de outros projetos apresentados na literatura, o protótipo utiliza ar comprimido e não Ambu, com a implementação do modo de ventilação PCV- ventilação com pressão controlada, tanto em ciclos controlados com assisitidos. A proposta é que o protótipo tenha uma interface dinâmica e de fácil interação, e que sua construção seja feita a partir de materiais acessíveis, tanto em custo quanto em disponibilidade. Atualmente a IHM, o hardware e o firmware do controlador estão implementados, sendo ainda necessária a integração dos componentes eletropneumáticos e a realização dos testes completos de funcionamento. Este artigo tem como objetivo ilustrar a construção deste protótipo como ferramenta pedagógica de iniciação na área de engenharia biomédica, envolvendo conhecimentos interdisciplinares e tendo sido desenvolvido por alunos de curso técnico integrado ao ensino médio.

Ventilador Pulmonar Mecânico, ESP32, MATLAB, PBL - Project Based Learning
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