Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4642

CALC-USI: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA USO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE APRENDIZAGEM;

Guilherme Rodrigues Santana, kallebe granato guerra, Monique Osorio Talarico da Conceição;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Atualmente, com a necessidade de formação de engenheiros mais capacitados para o mercado de trabalho e a demanda por melhorias no ensino do curso de Engenharia Mecânica, a utilização de metodologias ativas consolidadas, que não dependem apenas do corpo docente como agente ativo e único na transmissão do conhecimento, tem se mostrado benéfica. Neste estudo, foi desenvolvida a Calc-Usi, uma ferramenta computacional baseada em planilhas eletrônicas com o software Microsoft Excel 2019, cujo objetivo é obter os valores teóricos dos parâmetros de usinagem solicitados em atividades propostas pelos professores. Para essa abordagem educacional, foram inseridas imagens tridimensionais como suporte no processo de compreensão e identificação de cada variável. Como resultado, a Calc-Usi reduziu a quantidade de dúvidas e aumentou as taxas de aprovação, demonstrando que a aplicação dessa ferramenta computacional contribui para a melhoria do ensino no curso de Engenharia Mecânica.

Metodologia Ativa de Ensino; Usinagem; Calculadora; Representações Tridimensionais
Voltar