Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4636

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE DISCIPLINAS DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES: EXPERIÊNCIA E PERCEPÇÃO DISCENTE;

PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA, João Luiz Franca Ribeiro, Ricardo Almeida de Melo;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

As mudanças de paradigma observadas no mundo refletem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. As metodologias ativas (MA) surgem como forma de suprir uma demanda por métodos que evidenciem o protagonismo dos alunos no processo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência de aplicação de MA em disciplinas profissionais da área de infraestrutura de transportes nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Engenharia Civil. Durante as disciplinas, foram utilizadas três modalidades de MA: sala de aula invertida, aprendizado baseado em projeto e aprendizado baseado em problema. Para avaliar as percepções dos discentes, aplicaram-se questionários ao fim de cada disciplina, através dos quais eles avaliaram a aplicação das MA's, o papel do docente, do estagiário docente e se autoavaliaram utilizando a escala Likert. As respostas obtidas forneceram, através de análises descritivas gráficas e teste binomial, um panorama da perspectiva discente sobre as novas formas de ensino/aprendizado. Com isso, observou-se uma preferência das MA's frente às formas tradicionais de avaliação, bem como o reconhecimento da eficiência dessas metodologias; entretanto notou-se, também, desconfiança quanto a efetividade das MA's frente às formas tradicionais de ensino.

Metodologias Ativas. Ensino de Engenharia. Percepção Discente.
Voltar