Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4633

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CURSOS DE ENGENHARIA EM UMA IES PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19;

Letícia Barbosa de Oliveira, Jose Alberto Diaz Amado, Cleia Santos Libarino;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Nas décadas mais recentes a educação tem sido analisada de diversas formas, no intuito de compreender modificações que tragam mais desenvolvimento para as salas de aula. Com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia, as metodologias ativas têm sido consideradas uma opção viável para formar engenheiros capazes de enfrentar as demandas da sociedade contemporânea, e a crise epidemiológica gerada através da Covid-19, trouxe também uma ampliação das ferramentas de ensino remoto. O objetivo deste artigo é verificar se estudantes de engenharia de uma IES (Instituição de Ensino Superior) conhecem alguma metodologia ativa e se houve experiência deles em relação a elas neste período remoto, especificamente voltado para três delas, Aprendizagem baseada em equipe (team-based learning - TBL), Arco de Maguerez e Aprendizagem Baseada em Problemas (problem-based learning - PBL). A metodologia utilizada envolve uma pesquisa quantitativa com amostragem de estudantes de três cursos de engenharia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - campus Vitória da Conquista. Um questionário composto por cinco perguntas foi aplicado para quantificar o número de estudantes que compreendem as metodologias ativas e se experimentaram sua utilização durante a graduação e o ensino remoto emergencial. Os resultados revelaram que 68,6% dos estudantes apresentaram limitações no reconhecimento das metodologias ativas utilizadas como parâmetro, indicando uma falta de contato com essas metodologias durante o ensino remoto.

Metodologias Ativas. Ensino na engenharia. Ensino remoto.
Voltar