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Artigo


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CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO FEMININA EM STEM;

Louise de Castro Lobo Cardoso, gledsyanne da silva rodrigues, Sarah Alinne Reis da Silva, camila de miranda launé, Emilli Rafaela da Conceição Barbosa, Maria Dielem Sousa Correa, Silmara da Conceição Morais, Ana Paula Mattos;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

Projetos extensionistas voltados para inclusão e permanência feminina nos cursos de engenharia estão ganhando espaço nas universidades. Conciliar problemáticas atuais, tais como: poluição, utilização de combustíveis fósseis, gestão e tratamento de resíduos também são escopo de projetos. Neste contexto o projeto STEAMS da UFPA desenvolveu um mini curso de biodigestores, o qual é aplicado em escolas públicas, e comunidades ribeirinhas pelas voluntárias do projeto. O qual fomenta o protagonismo feminino em carreiras STEM além de desenvolver habilidades nas discentes. O artigo tem como objetivo principal apresentar o processo de construção de biodigestores e como este minicurso é ministrado. Em 2022 as voluntárias ministraram um minicurso para a escola de ensino médio integrado com cursos técnicos da Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Doutor Celso Malcher, localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e outro para um evento "Ciência na Ilha" em Cotijuba, o qual foi ministrado para os moradores da ilha que cursam o EJA (ensino para jovens e adultos) do turno da noite da EEEFM Professora Marta da Conceição localizada na ilha de Cotijuba. O objetivo do minicurso é apresentar uma tecnologia de baixo custo que gerencie e trate resíduos orgânicos em comunidades e escolas, produza biogás que substitua o GLP e dê a muitas comunidades que ainda usam fogão a lenha a chance de passar a usar gás com o biodigestor, além disso, seu subproduto, o biofertilizante, que pode ser utilizado nas horas familiares. Desta maneira o projeto almeja trazer conhecimentos de sustentabilidade, energias renováveis para a comunidade, desta maneira contribuindo as ODS 4,7 e 11.

Inclusão feminina, educação em STEM, biodigestor.
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