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CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO FEMININA EM STEM;
Louise de Castro Lobo Cardoso, gledsyanne da silva rodrigues, Sarah Alinne Reis da Silva, camila de miranda launé, Emilli Rafaela da Conceição Barbosa, Maria Dielem Sousa Correa, Silmara da Conceição Morais, Ana Paula Mattos;
COBENGE23
[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia
[316] 07.Extensão na Educação em engenharia
Projetos extensionistas voltados para inclusão e permanência feminina nos
cursos de engenharia estão ganhando espaço nas universidades. Conciliar
problemáticas atuais, tais como: poluição, utilização de combustíveis fósseis,
gestão e tratamento de resíduos também são escopo de projetos. Neste
contexto o projeto STEAMS da UFPA desenvolveu um mini curso de
biodigestores, o qual é aplicado em escolas públicas, e comunidades ribeirinhas
pelas voluntárias do projeto. O qual fomenta o protagonismo feminino em
carreiras STEM além de desenvolver habilidades nas discentes. O artigo tem
como objetivo principal apresentar o processo de construção de biodigestores
e como este minicurso é ministrado. Em 2022 as voluntárias ministraram um
minicurso para a escola de ensino médio integrado com cursos técnicos da
Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Doutor Celso Malcher,
localizada dentro do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e outro para
um evento "Ciência na Ilha" em Cotijuba, o qual foi ministrado para os
moradores da ilha que cursam o EJA (ensino para jovens e adultos) do turno da
noite da EEEFM Professora Marta da Conceição localizada na ilha de Cotijuba.
O objetivo do minicurso é apresentar uma tecnologia de baixo custo que
gerencie e trate resíduos orgânicos em comunidades e escolas, produza biogás
que substitua o GLP e dê a muitas comunidades que ainda usam fogão a lenha
a chance de passar a usar gás com o biodigestor, além disso, seu subproduto, o
biofertilizante, que pode ser utilizado nas horas familiares. Desta maneira o
projeto almeja trazer conhecimentos de sustentabilidade, energias renováveis
para a comunidade, desta maneira contribuindo as ODS 4,7 e 11.
Inclusão feminina, educação em STEM, biodigestor.