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Artigo


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Engajamento e Protagonismo de Meninas do Ensino Fundamental a partir da Educação em Steam - Oficina de Reações Químicas;

Amanda Alves Campos, Laura Beatriz Lima de Sousa, Rebeka Cirqueira dos Santos, Maura Angelica Milfont Shzu, SIMONE APARECIDA LISNIOWSKI, Dianne Magalhães Viana;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

O projeto "Meninas Acelerando no Fundamental" (MAF), uma extensão bem-sucedida do projeto "Meninas Velozes" que visa despertar o interesse das meninas desde o ensino fundamental por áreas do conhecimento tradicionalmente dominadas por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ele busca quebrar estereótipos de gênero, oferecendo oportunidades para as estudantes explorarem seu potencial e desenvolverem habilidades nessas áreas. As oficinas são desenvolvidas com metodologias ativas, envolvendo as alunas como monitoras e promovendo a aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas. Além disso, o projeto integra as artes (representadas pelo "A" em STEAM) às disciplinas STEM, desenvolvendo competências artísticas e estéticas. Também incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando sensibilizar as alunas para questões sociais, ambientais e econômicas. O artigo descreve a metodologia do projeto, que envolve a seleção de temas, criação de materiais didáticos, elaboração de aulas invertidas, experimentos práticos, "quizzes" e questionários. Além disso, destaca uma das intervenções do projeto, a Oficina de Reações Químicas, descrevendo seus objetivos, metodologia e resultados. O objetivo final é promover a equidade de gênero e preparar as meninas para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades educacionais e profissionais.

STEM, equidade de gênero, inclusão, Oficina de Reações Químicas, Educação STEAM, empoderamento feminino.
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