Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4628

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA NA ENGENHARIA CIVIL: PROPOSTA DE ATIVIDADE APLICADA NA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS;

JOSÉ MAURICELIO SANTANA DA SILVA, Brennda Tenório de Holanda Santos, Brenno Ferreira Cavalcante, JULIANA LIRA BRITO, ELIEDSON RAFAEL DE CARVALHO;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Dentre as diversas metodologias aplicadas ao ensino de engenharia, a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP surge como forma de estimular o estudante a solucionar problemas reais através aplicando os conhecimentos teóricos apresentados em sala. O presente artigo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos da atividade realizada na disciplina de Teoria das Estruturas II, do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. A estratégia metodológica adotada para a atividade foi a Aprendizagem Baseada em Problema, que foi dividida em cinco etapas: delimitação da situação problema, escolha da estrutura real, construção do modelo teórico, análise estrutural (Métodos da Força, Método dos Deslocamentos, Processo de Cross e FTool) e avaliação dos resultados. O objetivo principal era analisar uma estrutura real, considerando seus elementos, peso próprio e dimensões. Os estudantes foram responsáveis por modelar a estrutura escolhida, criando uma representação com os componentes existentes. Para determinar as reações de apoio do modelo estrutural, eles aplicaram conceitos de cálculo estrutural aprendidos na disciplina utilizando três métodos diferentes: Método das Forças, Método dos Deslocamentos e Processo de Cross. Em seguida, o mesmo modelo foi analisado no software Ftool, utilizado para análise estrutural, a fim de fazer comparações dos valores. Os resultados obtidos por meio da ABP foram satisfatórios, pois os alunos conseguiram resolver o problema proposto, aplicando os conceitos estudados em sala. Assim, foi possível analisar a estrutura real, realizar os cálculos necessários e comparar os resultados com o software. Por fim, o desenvolvimento da atividade demonstrou resultados satisfatórios no que diz respeita à compreensão e aplicação do objeto de estudo.

Aprendizagem Baseada em Problema. Engenharia Civil. Metodologia de ensino. Teoria das Estruturas.
Voltar