Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4627

FENOMENOS FÍSICOS NA ENGENHARIA QUÍMICA;

Lisandra Ferreira de Lima, Marcos Roberto Rossini;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A metodologia Problem Based Learning - PBL é fundamentada no ensino pela solução dos problemas do cotidiano, sendo o discente incentivado a utilizar seus conhecimentos prévios, juntamente com pesquisas realizadas sob a tutela do professor. Em contraponto, sabe-se que as atividades realizadas pelos profissionais de engenharia exigem cada vez mais preparo na solução dos problemas enfrentados pelo mundo do trabalho, como análise crítica e trabalho em equipe. No intuito de contribuir para o ensino dos alunos do curso de Engenharia Química da UTFPR, o presente estudo objetivou-se apresentar a aplicação da metodologia PBL na disciplina de Fenômenos Físicos. Estão descritos os desafios enfrentados e o planejamento didático realizado para sua implementação. Por fim, apresenta-se as primeiras impressões desta implementação e como se relacionou com as habilidades técnicas e emocionais inicialmente propostas.

PBL, APRENDIZAGEM ATIVA, FÍSICA MECANICA
Voltar