Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4626

APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA DISCIPLINA DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA;

GEICIANI NATALIA DA SILVA BORGES, Eduardo Rosa Cardoso;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No processo educacional, é de suma importância a participação efetiva dos alunos, garantir o desenvolvimento de potencial cognitivo destes é assegurar a participação efetiva dos mesmos na sociedade. Para garantia disso deve-se adotar estratégias metodológicas que garantem o desenvolvimento dessas habilidades, sendo esse, um dos maiores desafios dos docentes. A metodologia ativa é uma das práticas metodológicas na qual coloca o discente como protagonista no processo de aprendizagem, nesta, o discente é incentivado a buscar o conhecimento e prática com muito mais autonomia. Visando a aplicação de uma metodologia alternativa na disciplina de Qualidade de Energia Elétrica, foi proposta a submissão de um formulário online com a utilização do Google Forms, onde neste os discentes buscaram atingir o público de unidades residenciais, residências rurais, unidades comerciais, industriais e trabalhadores do setor elétrico, e entender quais as situações este são submetidos no dia-a-dia, reflexo devido à qualidade de energia elétrica em suas ocupações. A partir dos resultados obtidos deste formulário os discentes adquiriram a capacidade de analisar e assimilar as informações e correlacionar com o conhecimento técnico-científico em consonância com conteúdo programático da disciplina e com a Resolução Normativa 956/2021 que estabelece os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica (Prodist) que prevê em sua disposição o módulo 8 que regulamenta a qualidade da energia que deve ser entregue ao consumidor final.

Metodologia ativa, PRODIST, Qualidade de Energia Elétrica.
Voltar