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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREAPROVEITAMENTO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONVERSORES CA-CC;

Lucas Lobato Chagas, Nath�lia de Castro Nascimento, Moisés Hamssés Sales de Sousa, Silzamar de Moraes Santos, Lucas do Nascimento Raiol;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Os diversos aparelhos eletrônicos inseridos na sociedade moderna atualmente, tais como televisores, telefones celulares e computadores, possuem uma vasta gama de componentes eletrônicos que devem ser energizados com tensão contínua geralmente com valores entre 3.3V e 20V, contudo, a energia elétrica disponibilizada aos consumidores se dá de maneira alternada e com valores acima de 127V, portanto, o estudo de circuitos capazes de rebaixar e converter a tensão alternada em tensão contínua se torna um fator crucial no aprendizado de profissionais da área da engenharia elétrica, sendo necessário e recomendado o uso de formas lúdicas e experimentais que favorecem o processo do ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma bancada didática que demonstre de forma objetiva e clara os conceitos envolvidos nos conversores CA-CC, além de se fazer o uso de componentes eletrônicos oriundos de resíduos eletrônicos. Para alcançar tal objetivo, fora feito um levantamento bibliográfico em literaturas e artigos de meios alternativos no processo de ensino que facilite a compreensão do conteúdo e apresente de forma prática os conceitos teóricos aprendidos pelos estudantes, além disso, outras referências no âmbito da eletrônica e circuitos elétricos foram consultadas para garantir a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento dos conversores CA-CC. Durante o trabalho, foi possível desenvolver com o uso de componentes eletrônicos reutilizáveis uma bancada didática abordando as etapas do rebaixamento, retificação e filtragem nos conversores CA-CC de forma concisa e eficiente, onde foi possível realizar medições experimentais convergentes com valores teóricos previamente calculados bem como a visualização e fácil compreensão dos conceitos envolvidos na eletrônica e circuitos elétricos, o que resultou em uma valiosa ferramenta no ensino-aprendizado teórico e prático dos estudantes.

bancada didática; conversor CA-CC; resíduos eletrônicos.
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