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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSEMESTRE ZERO: UMA AMBIENTAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA NAS ENGENHARIAS;

Nathalia Savione Machado, Maria do Carmo Duarte Freitas;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Após a pandemia de Covid-19, a educação a distância esteve em destaque, uma vez que o ensino formal no Brasil e no Mundo teve que se adaptar a modalidade não presencial (UNESCO). Este contexto evidenciou as desigualdades sociais e acentuou as diferenças entre o ensino público e privado no Brasil (MACEDO, 2021). Diante destas necessidades e em resposta às dificuldades vivenciadas pelos estudantes na pandemia de Covid-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) elaborou um programa formativo que visa oferecer conhecimentos transversais comuns a todos os cursos e áreas. Assim, surgiu a proposta relatada neste artigo que busca superação deste momento de transição pós-pandemia denominado de "Semestre zero" ofertado antes do início do calendário letivo. Questiona-se se a existência de programas que reduzam lacunas de formação na entrada no ensino superior tem aceitação dos estudantes no pós-pandemia de Covid-19? Portanto, este artigo visa relatar o projeto Semestre Zero e refletir sobre sua execução como um programa de introdução acadêmica no ensino superior. Utiliza-se de abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus um questionário semiestruturado e análise documental dos dados de conclusão da plataforma UFPR Virtual. Para a obtenção dos dados foi construído um questionário avaliativo contendo 37 questões, dentre elas 4 questões discursivas e 33 objetivas e extraído os relatórios de conclusão da plataforma. No geral os estudantes atenderam os critérios exigidos. A disciplina Ideias Fundamentais da matemática e estatística foi a que teve menor índice de conclusão e menor avaliação. Ressalta-se que somente foi ofertada para aqueles cursos que tinham a matemática como pré-requisito e afinidade de área. Obteve índices que variaram entre 60 e 78% de conclusão das quatro disciplinas ofertadas. Em relação a avaliação 82,3% assinalou as faixas com melhor conceito (4 e 5). Conclui-se que o Semestre Zero foi uma experiência exitosa tendo bons índices de conclusão e avaliação.

Educação superior; Engajamento; Engenharia; Educação a distância
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