Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4616

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTrazendo a Agilidade para a Sala de Aula: A Implantação do Scrum na Simulação de Produção de Docinhos como Metodologia de Ensino para Aulas Práticas;

Luana Machado dos Santos, Ketholly thaynara paula farias;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo investiga a aplicação da metodologia ágil Scrum em aulas práticas, especificamente em uma simulação de produção de docinhos. O objetivo é promover a aprendizagem ativa e estimular o trabalho em equipe, oferecendo aos alunos uma experiência semelhante à de uma empresa real, na qual são desafiados a criar, planejar, produzir e entregar um produto final de qualidade. A implantação da análise Scrum como uma ferramenta de ensino-aprendizagem visa superar os desafios específicos desse contexto educacional, proporcionando aos alunos uma experiência prática autônoma que desenvolve habilidades essenciais e os prepara de maneira abrangente para os desafios do mundo profissional. O estudo adota uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e empírica, utilizando observação e experimentação como instrumentos de coleta de dados. Foi desenvolvida uma Dinâmica de Simulação para proporcionar aos alunos uma experiência prática e realista dos conceitos aprendidos em sala de aula. Ao simular o ambiente de uma fábrica de docinhos, os alunos podem vivenciar os desafios enfrentados pelos gestores de produção e colocar em prática as técnicas e metodologias aprendidas durante as aulas teóricas. A escolha do Scrum como base para a dinâmica se deve à sua ampla aplicabilidade em diferentes contextos e setores. Essa metodologia ágil é conhecida por promover a colaboração, a comunicação eficiente e a entrega contínua de valor. Ao implementar o Scrum na simulação da fábrica de docinhos, os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática os benefícios dessa abordagem. Como resultado, conclui-se que a metodologia de ensino baseada em aprendizagem por meio de projetos e simulação, aliada à implantação da análise Scrum como ferramenta de ensino-aprendizagem, oferece aos alunos uma experiência prática, treinada e eficaz. Isso os prepara de forma abrangente e significativa para os desafios do mundo profissional, tornando-os mais autônomos, adaptáveis e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual. Ao vivenciar situações reais e aplicar seus conhecimentos de forma concreta, os alunos aprenderam para o sucesso profissional e desenvolvem habilidades essenciais para a carreira.

Metodologia De Ensino E Aprendizado; Agile Scrum; Simulação
Voltar