Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4589

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA;

Richardson Bruno Carlos Araújo, Luciana Torres Correia de Mello;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O cenário brasileiro do ensino em engenharia vivencia uma carência de profissionais, mostra sistemas de educação defasados, novas habilidades requeridas pelos empregadores, fragilidade da formação e carreira docente. Por isso torna-se um desafio a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), tornando-se motivação para a realização deste estudo. Deste modo, este trabalho tem como objetivo elencar e descrever as principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no curso de Engenharia encontradas na literatura. Justifica-se pelo potencial de subsidiar a atuação do docente e gestão dos cursos de engenharia, frente à necessidade de atualização constante do mercado de trabalho e implantação das DCNs. Para isto, o método da pesquisa classifica-se como de natureza básica com abordagem qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica como método de estudo. Os resultados listam que as principais estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino em engenharia, no Brasil, são: aula expositiva dialogada, método do caso, aprendizagem baseada em problemas, seminário, storytelling, aprendizagem cooperativa, sala de aula invertida, visita técnica e ensino com pesquisa. As limitações do trabalho são a característica teórica que não permite generalizações e a fragilidade da temática das estratégias de ensino, que possuem inúmeras vertentes teóricas. Para trabalhos futuros sugere-se a utilização da pesquisa bibliográfica com trabalhos de aplicações das estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia a fim de identificar ou mensurar os ganhos para o processo de ensino já registrados na literatura.

Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, ensino em engenharia, estratégias de ensino-aprendizagem.
Voltar