Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4587

PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS COM LEGENDAGEM DESCRITIVA PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ACADÊMICA;

RENNAN SOUZA RIBEIRO, POLYANE ALVES SANTOS, LAIZA COSTA SANTOS NASCIMENTO, EMERSON GEAN SOUSA VIEIRA, SIDINEY SANTOS OLIVEIRA JUNIOR;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Os altos índices de evasão nos cursos de engenharia, principalmente durante a primeira metade do curso, são bem conhecidos e debatidos. Uma das hipóteses mais aceitas nos dias atuais é que estes índices se dão por conta da alta dificuldade dos cursos juntamente com o fato de que alunos recém chegados, principalmente os advindos de escolas públicas, não possuem uma base matemática tão sólida além de não estarem acostumados a estudar por conta própria, sem que os professores os guiem passo a passo. Desta forma, o Programa Multimídia de Matemática Elementar ao Cálculo (PROMATECA) surge com o objetivo de auxiliar estes alunos a estudarem. Fazendo uso da teoria dos canais de aprendizado e de um canal na plataforma de vídeos YouTube, o projeto visa a produção de vídeos curtos de resolução de questões, com linguagem dinâmica e legendas descritivas. Desta forma os vídeos se tornam mais palatáveis e inclusivos para estudantes. Esse artigo científico, por meio dos dados apresentados pela ferramenta Google Analitcs, apresenta o estudo do impacto do projeto no estudo das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, analisando a abrangência e alcance do canal.

Videoaulas. Canais de aprendizado. Evasão nas engenharias. Autoestudo.
Voltar