Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4585

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTERDISCIPLINAR EM ENGENHARIA: CASE EM DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO;

Luiza Grazziotin Selau, PAULETE FRIDMAN SCHWETZ;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho descreve a aplicação de um projeto interdisciplinar na disciplina de Desenho Técnico de cursos de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O caso relata a proposta de atividade, seu formato de avaliação, sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais, seu desenvolvimento e os resultados do método de ensino e aprendizagem. A estratégia de atividade interdisciplinar aplicada ressalta características que são trabalhadas nos estudantes visando melhor desempenho no mercado de trabalho. Como resultado os projetos desenvolvidos tem recebido destaque em premiações e publicações, e ainda em decorrência do potencial das soluções são realizados registros de desenho industrial junto ao setor de Propriedade Intelectual da Universidade. Conslui-se que o case permite ao estudante simulações de atuação, diminuindo a distância existente entre cenário acadêmico e realidade profissional, por fim, ainda valida a avaliação formativa no ensino superior e proporciona construção de conhecimento por vivências significativas em sala de aula.

Engenharia; Interdisciplinaridade; Avaliação formativa.
Voltar