4582
ATIVIDADE BASEADA EM PROBLEMA: ANÁLISE DE MÓDULO DE ELASTICIDADE E DIMENSIONAMENTO DE VIGA;
Ives Quandt Luz Costa Silva, Maria Antonia Gomes de Vasconcelos;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados alcançados em uma atividade realizada na disciplina de Mecânica dos Sólidos III, do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Para a realização dessa atividade, utilizou-se a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projeto - ABP como metodologia alternativa. Baseando-se nessa metodologia, aos alunos foram apresentadas propostas de simulações de situações reais, nas qual era exigido que houvesse a elaboração da situação problema a ser analisada, a confecção em modelo reduzido de uma viga composta de material que apresentasse boa ductilidade, o projeto da viga em tamanho real com base no material e no modelo anteriores e o cálculo e análise das tensões relativas à viga. O material escolhido para confecção do modelo reduzido foi uma placa de EPS, em virtude de sua grande capacidade de deformação quando sujeita a tensões, precedente ao rompimento. Utilizando o deslocamento vertical máximo da placa e o peso máximo ao qual a placa resistiu antes do rompimento, fez-se possível utilizar os fundamentos teóricos trabalhados em sala de aula para elaborar o modelo real de uma viga baseada nas dimensões propostas na situação problema. Em síntese, a finalidade para a qual a atividade foi desenvolvida foi satisfeita com êxito, já que foi possível analisar uma situação real e desenvolver um projeto que atende aos requisitos adotados na situação problema, de forma a relacionar o conhecimento teórico com a execução prática.
Aprendizagem baseada em projeto. Mecânica dos sólidos. Viga. EPS. Deformação. Rompimento. Simulação. Tensões.