Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4580

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRESENTAÇÃO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS ALTERNATIVOS EM AÇO E MADEIRA;

Débora Santos Moreira, Anne Caroline Salvador Santos, Luciano Barbosa dos Santos;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No processo de ensino e aprendizagem, cabe ao discente participar ativamente, ter interesse pelo conteúdo e buscar relacionar o que está aprendendo com o contexto em que está inserido. Já o docente, deve ser capaz de identificar as dificuldades dos alunos e auxiliá-los a superá-las. Desse modo, a adoção de recursos interativos para criar aulas com metodologias de aprendizagem ativa é de grande utilidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma ferramenta didática que ilustra a utilização dos sistemas construtivos Light Steel Frame e Wood Frame, cuja utilização vem crescendo nos últimos anos. A metodologia aplicada foi a de análise documental, por meio de revisão bibliográfica, seguida da elaboração de um arquivo eletrônico auto executável para apresentar aos alunos os sistemas construtivos supracitados. A ferramenta foi distribuída a alunos de diferentes disciplinas do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas e, conforme esperado, ajudou a promover um primeiro contato do alunado com os sistemas construtivos Light Steel Frame e Wood Frame, os quais ainda estão em fase de expansão no Brasil.

Aula ativa, Ensino-aprendizagem, Light Steel Frame, Wood Frame.
Voltar