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INTERDISCIPLINARIDADE EM UM BRAÇO ROBÓTICO DIDÁTICO COM CINCO GRAUS DE LIBERDADE UTILIZANDO A COMUNICAÇÃO SERIAL ENTRE O ARDUINO E O LABVIEW T;

fabio rubio, Aparecido José Martins Lopes, Nilson yukihiro tamashiro, MARCO AURÉLIO VINCHI DE OLIVEIRA, Andre Ferrus Filho, Rodrigo Rodrigues Carvalho, Kaique Jacóia dos Santos, Marco Antonio Fumagalli, Antonio Pitta, Paulo Cesar da Silva Emanuel;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A utilização de braços robóticos vem crescendo a cada ano, pois as empresas buscam reduzir seus custos e padronizar seus processos, por conta disso as instituições de ensino adquirem os braços robóticos didáticos, com o intuito de qualificar seus alunos a manusear e entender o funcionamento desses robôs. Este artigo apresenta o controle de um braço robótico didático com cinco graus de liberdade, que através da comunicação da plataforma Arduino e do software LabVIEWT comanda a movimentação do manipulador robótico. O Arduino por meio da comunicação serial recebe os dados de angulação dos eixos do software LabVIEWT, converte esses dados e envia um sinal PWM a cada servomotor, assim posicionando seus eixos no ângulo desejado e definidos pelo usuário no próprio software LabVIEWT. Segundo o método de Denavit-Hartenberg aplicado na cinemática direta, foi possível através do produto das matrizes de transformação obter uma matriz final, que tem como resultado os valores finais de posição dos eixos x, y e z do centro da garra do braço robótico, podendo ser monitorados também pelo próprio software LabVIEWT. Esse projeto apresenta a versatilidade para desenvolver mais atividades com o braço robótico, auxiliando assim a didática nas matérias de robótica, eletrônica e informática.

Cinemática direta, Arduino, LabVIEWT.
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