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Caminhos para adaptação do cálculo em um âmbito inclusivo e o espectro autista: Possibilidades pedagógicas aplicadas no curso de Engenharia Civil.;

Samuel Olinto Ferreira, Fernanda Vasconcelos Jácome, Maira Rodrigues Villamagna;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

No ramo das engenharias podemos observar um frequente dinamismo entre as questões teóricas e práticas dentro da conjuntura social. Porém, na inserção para formação de alunos com TEA (transtorno de espectro autista), foi observado um relevante nível de escassez juntamente com os altos números de desistências destas pessoas nos cursos de engenharia dentro do contexto nacional, com ênfase na Engenharia Civil. Tendo em vista esses fatores, a ausência de projetos e estudos acerca do TEA, maximizam a exclusão dos indivíduos portadores desses transtornos e na formação básica-técnica dentro do contexto inclusivo. Este presente trabalho aborda possíveis métodos de adaptação das atividades curriculares aplicadas no curso de engenharia civil do IFPB- Campus Patos, o qual objetiva formar o corpo docente e apresentar aportes didáticos para ações de enfrentamento ao processo de evasão dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações aconteceram durante a monitoria da disciplina de Calculo Vetorial e Geometria Analítica dispondo como principal objetivo o auxílio aos alunos presentes na disciplina. Os resultados das ações do trabalho apontaram que estratégias para fortalecer o processo de permanência dos cursos de engenharia e eventuais incentivos docentes estariam focados em ações didáticas e de interligação direta do alunado com o curso, de forma que estivesse moldada a sua presente necessidade.

Engenharia Civil; Ensino; Evasão; Motivação; Formação Profissional; Autismo; Adaptação; Inclusão.
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