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CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO COM ARDUINO PARA GERAR ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA TENSIONADA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA;

Adelson Ataide dos Santos Neto, Arthur Bernardo Barbosa, Igor Forcelli Silva, Suzete Élida Nóbrega Correia, João Luis Sampaio, Cristiano Miranda Correia Lima;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O conteúdo da disciplina de física é extenso e contêm grande importância na matriz curricular das engenharias. Diante disso, busca-se aumentar a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem utilizando a experimentação como estratégia de ensino, esta é uma forma de contextualizar a parte teórica, levando o aluno, a estudar a disciplina de forma significativa e permitindo que o mesmo identifique e solucione problemas do cotidiano. Diversos estudos afirmam que a utilização de tecnologias como o Arduino permite o desenvolvimento de kits didáticos portáteis e de custo acessível para utilização nas aulas de física, possibilitando a melhoria da contextualização dos problemas e promovendo a interdisciplinaridade. Diante do exposto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo didático de custo acessível, para gerar ondas estacionárias em uma corda tensionada com o uso do microcontrolador Arduino©, o qual pode ser utilizado como uma alternativa metodológica na disciplina de Física. Para tanto, foi utilizada uma rede R2R para converter o sinal digital de 8 bits, gerado pelo microcontrolador criando um sinal senoidal, este foi amplificado e aplicado ao alto-falante que provocou a vibração da corda tensionada. Para aferir os resultados, foram realizados três ensaios, com valores diferentes de massa, onde foram comparados os valores calculados de frequência dos harmônicos e os encontrados experimentalmente com o protótipo, e obteve-se um erro máximo de 6,15%. Dessa forma, acredita-se que o uso do protótipo desenvolvido pode aumentar a expectativa dos discentes em estudos envolvendo ondulatória.

Ondas estacionárias. Onda transversal. Interdisciplinaridade. Metodologia Educacional. Protótipo didático.
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