Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4571

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTrabalho em Progresso: Mapeamento Sistemático sobre o uso de Estratégias Ativas de Aprendizagem a partir das publicações realizadas no COBENGE;

Laís Cardoso de Medeiros, Victória Emanuela Alves Oliveira, Lukas Kardeck de Souza Vianna, João Alberto Castelo Branco Oliveira, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O desafio pedagógico no desenvolvimento do ensino possuía como referência o método de pedagogia diretiva. Neste contexto, o professor é a figura principal para acesso ao conhecimento, enquanto os alunos a figura passiva de aprendizagem. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia e a democratização de informações, as novas gerações e o mercado têm percebido as metodologias de ensino e aprendizagem tradicionais como insuficientes. Com intuito de aperfeiçoar o formato da aprendizagem acadêmica, a comunidade científica inicia o processo de desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem. No Brasil, o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) se torna um ambiente propício para essa discussão entre os pesquisadores, discentes e docentes visto que possui como principal objetivo o aprimoramento da aprendizagem de engenharia no Brasil. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é dar continuidade a um mapeamento sistemático acerca da temática dos artigos publicados no COBENGE, entre os anos de 2016 a 2022. Através dos resultados do presente trabalho, foi possível analisar os dados obtidos acerca da utilização das estratégias ativas de aprendizagem na educação brasileira. Além disso, notou-se que as pesquisas e artigos sobre EAAs continuam sendo elaborados apesar da pandemia da COVID-19.

Estratégias Ativas de Aprendizagem, mapeamento sistemático, COBENGE, PBL, PjBL.
Voltar