Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4569

DESENVOLVIMENTO DE KIT DIDÁTICO PARA EXPERIMENTOS COM SENSORES ÓPTICOS BASEADOS NA RESSONÂNCIA DE PLÁSMONS DE SUPERFÍCIE;

MARIA SONIA FREIRE DE ANDRADE, H?LDER CAVALCANTE NASCIMENTO, CLEUMAR DA SILVA MOREIRA, ROSSANA MORENO SANTA CRUZ;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O uso de kits didáticos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem exemplifica uma íntima relação entre a teoria e a prática, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa, despertando o interesse dos alunos e possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo aplicado pelo professor. O uso da experimentação pode auxiliar o professor a instigar a curiosidade de seus alunos, o que pode facilitar a construção do conhecimento científico. Atualmente, o ensino em Engenharia Elétrica procura moldar-se às necessidades de uma melhor qualificação de ensino superior e, por se tratar de um curso da área de exatas, traz consigo inúmeros cálculos e fórmulas matemáticas, sendo muito afetado pela evasão dos estudantes. Por outro lado, uma das áreas de conhecimento em destaque são os estudos acerca dos sensores ópticos baseados no fenômeno da Ressonância de Plásmons de Superfície. Estes sensores caracterizam-se por ser miniaturizados, descartáveis e altamente sensíveis, possibilitando o sensoriamento remoto e o controle direto de interações biomoleculares, químicas e físicas. Dessa forma, uma alternativa à prática pedagógica dos professores que lecionam disciplinas relacionadas aos sensores ópticos baseados na ressonância de plásmons de superfície é o desenvolvimento de um kit didático para a aplicação da teoria vista em sala de aula, podendo aumentar a captação e retenção dos alunos para o curso, além de facilitar o entendimento dos assuntos por meio de experimentos. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um kit didático para a elaboração de experimentos voltados aos estudos de tais sensores, buscando proporcionar uma solução eficaz e acessível aos experimentos que possam ser propostos durante o curso de disciplinas relacionadas a essa área de conhecimento, tanto em nível de graduação como de pós-graduação.

kit didático, processo de ensino-aprendizagem, ressonância de plásmons de superfície, experimentos
Voltar