Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4565

AVALIANDO A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO BASEADO EM PROJETOS E APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA EM UMA DISCIPLINA DE PROJETO MECÂNICO;

Helio Pekelman;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo apresenta uma experiência de aplicação do método de aprendizagem baseada em projetos (PBL) e a avaliação de resultados qualitativos utilizando as sete fases da teoria de Mezirow e os elementos essenciais para a aplicação de uma aprendizagem baseada em projetos. Este trabalho, desenvolveu-se no curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na disciplina de projeto e desenvolvimento de protótipos no sétimo semestre, esta disciplina tem um componente de internacionalização em conjunto com uma Universidade Americana que traz diferenciais nos resultados. Todas as etapas dos elementos essenciais da metodologia de aplicação de aprendizagem baseada em projetos são contempladas na disciplina validando sua correta aplicação. Três fases da teoria de Mezirow foram comentadas abrindo-se a oportunidade para continuidade do estudo com o uso de ferramentas para avaliação do aprendizado transformador.

Aprendizado Baseado em Projetos, Aprendizagem transformadora, Curso de Projeto Mecânico
Voltar