Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4562

ACOLHIMENTO DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR: INTEGRAÇÃO E PERTENCIMENTO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES;

Telma Dias Silva dos Anjos, Tânia Regina Dias Silva Pereira;

COBENGE23

[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

O ingresso de estudantes na primeira graduação é um momento crítico tanto para quem está ingressando, quanto para quem os recebe, pois, o acolhimento é um fator fundamental na integração, no desenvolvimento e na formação destes personagens. Buscando amenizar este impacto, muitas instituições de ensino superior estão direcionando esforços para promover o envolvimento dos novos ingressantes neste ambiente, utilizando agendas que vão além das atividades acadêmicas. Neste texto, será utilizada a metodologia descritiva para apresentar algumas ações desenvolvidas nas universidades, bem como a confecção de um manual de recepção para ingressantes em um curso de engenharia, no qual os estudantes encontrarão diversas informações a exemplo de como se localizar no novo espaço, a estrutura do curso e as diversas atividades que influenciarão na sua formação. O principal objetivo do manual é auxiliar os novos discentes a se engajarem neste ambiente, tornando a transição do ensino médio para o superior uma passagem assertiva e sem estresse. Conclui-se que, desta forma, os estudantes se sentirão auxiliados na adaptação ao ambiente universitário, reforçando o sentimento de pertencimento e contribuindo para o seu sucesso acadêmico e pessoal.

Acolhimento; Novos discentes; Manual; Engenharia; Sucesso acadêmico.
Voltar