Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


456

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O EFETIVO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA DA POLI/UPE;

Felipe Rogério de Siqueira Silva, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Leonardo Santos Cavalcanti, SAMARA MENEZES LIMA SOARES, Amanda Sousa Bezerra, Marina Pimentel de Andrade Pereira, Maria Irene Marçal de Moura, Paloma Cássia Ferreira de Santana;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

O artigo relata o resultado parcial de um projeto que objetiva favorecer, mediante o desenvolvimento de práticas pedagógicas, um processo de aprendizagem de caráter interdisciplinar minimizando assim, os índices de retenção e abandono nas disciplinas que compõem o Ciclo Básico das engenharias da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Para tanto, no ano letivo de 2016, 463 alunos participaram do projeto que é formado por um conjunto de ações didáticas direcionadas aos novos alunos da instituição: SEI- Semana do Estudante Ingressante, (busca acolher e adaptar o ingressante), o Monitoramento Acadêmico (monitora o desempenho acadêmico dos estudantes do primeiro período) e o Curso de Matemática Básica (que propõem o nivelamento dos conhecimentos básicos da matemática). O Projeto é coordenado por estudantes veteranos que enquanto protagonistas contribuem com sua própria formação profissional direcionando seu percurso acadêmico. Na perspectiva de resultado, foram colhidos os resultados dos estudantes ingressantes em Cálculo Integral e Diferencial I, disciplina que historicamente apresenta os maiores índices de retenção e abandono, durante o ano letivo de 2016. No primeiro semestre a aprovação foi de 58%, já no segundo semestre o desempenho satisfatório foi de 64,57%. Os resultados parciais sinalizam acertos e redirecionam as estratégias para a melhora contínua do desempenho acadêmico, e também contribui com informações pertinentes acerca dos aproveitamentos universitários nos encontros pedagógicos realizados pela instituição.

Práticas Pedagógicas, Estudante Ingressante,Desempenho Acadêmico, Protagonismo Estudantil.
Voltar