Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4559

GÊMEO DIGITAL NO MEIO ACADÊMICO: DESAFIOS DE ENSINO E TOMADA DE DECISÃO;

Felipe Wolski Pereira, Ingrid Luciano Felix da Silva, Caio Cesar Jacob Silva;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

A grande demanda da indústria torna os processos industriais altamente eficazes, garantindo qualidade e flexibilidade, o que é necessário atualmente devido à grande necessidade dos consumidores e à concorrência do mercado. A capacidade de discernimento do homem aliada à máquina possibilitou um estado de simbiose, havendo uma relação benéfica para ambos. Nesse contexto, surge o Gêmeo Digital, ou também chamado de Digital Twin em inglês, que imerge fortemente as indústrias com o objetivo de otimizar tarefas, execução, melhorias de processos e autonomia. Além disso, o Gêmeo Digital, por meio de monitoramento constante, permite uma melhor análise em ambiente virtual, fundamental na era digital em que vivemos. Assim, o uso dessa ferramenta garante uma interação efetiva com tecnologias de Realidade Virtual, disponibilizando interfaces inteligentes e imersivas de grande impacto para cenários industriais que podem ser utilizados no ensino acadêmico, em prol do ensino de engenharia. Assim, o objetivo deste artigo é destacar a utilização do Gêmeo Digital e sua arquitetura na extensão do ensino de engenharia, como ferramenta facilitadora de conhecimento para os alunos, além de proporcionar uma futura ação de marketing neste ambiente devido ao grande demandas dos setores industriais. Neste trabalho, uma planta do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia - campus Guarulhos foi escolhida para a demonstração do estudo.

Gêmeo Digital, Digital Twin, Industria, Simulação de processos, Engenharia, Ensino na Engenharia, Realidade Virtual.
Voltar