4558
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS, FORMA DE VIDA DOS ENGENHEIROS E MATEMÁTICA ACADÊMICA: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES;
IEDA MARIA GIONGO, M?RCIA JUSSARA HEPP REHFELDT, S?NIA ELISA MARCHI GONZATTI, MARLI TERESINHA QUARTIERI, BETINA HANSEN;
Arquivo não encontrado
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O artigo tem como objetivo problematizar uma cena ocorrida em uma aula de Cálculo Numérico dirigida a uma turma de alunos de Engenharia de Computação e Software. O referencial teórico-metodológico que sustenta a problematização está vinculado ao campo da etnomatemática em suas interseções com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein. Os materiais de pesquisa são constituídos por excertos escritos e orais produzidos pelos alunos e pelo diário de campo da professora pesquisadora. Os resultados evidenciam: a) a necessidade de repensar as práticas pedagógicas dos componentes curriculares vinculados ao cálculo, privilegiando o diálogo com os professores-engenheiros e b) a potência da metodologia Aula+, recentemente aprovada pelo lócus de investigação da Universidade.
Cálculo numérico, etnomatemática, jogos de linguagem, Aula+
Voltar