Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4558

JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS, FORMA DE VIDA DOS ENGENHEIROS E MATEMÁTICA ACADÊMICA: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES;

Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Marli Teresinha Quartieri, Betina Hansen;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O artigo tem como objetivo problematizar uma cena ocorrida em uma aula de Cálculo Numérico dirigida a uma turma de alunos de Engenharia de Computação e Software. O referencial teórico-metodológico que sustenta a problematização está vinculado ao campo da etnomatemática em suas interseções com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein. Os materiais de pesquisa são constituídos por excertos escritos e orais produzidos pelos alunos e pelo diário de campo da professora pesquisadora. Os resultados evidenciam: a) a necessidade de repensar as práticas pedagógicas dos componentes curriculares vinculados ao cálculo, privilegiando o diálogo com os professores-engenheiros e b) a potência da metodologia Aula+, recentemente aprovada pelo lócus de investigação da Universidade.

Cálculo numérico, etnomatemática, jogos de linguagem, Aula+
Voltar