4557
PLANILHA-QUESTIONÁRIO INOVADORA PARA COLHER A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS APRENDIZAGEM-ENSINO E PARA SUA AUTOAVALIAÇÃO: AFERINDO E DETECTANDO VIÉS NAS RESPOSTAS;
ANDR? LUIZ DE LIMA REDA;
Arquivo não encontrado
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Programas de ensino em cursos de Engenharia são revistos com frequência em função das mudanças nas demandas sociais, na indústria e no ambiente em que a atividade do engenheiro está inserida, bem como nas mudanças do perfil do aluno. Mesmo ao se implementar mudanças orientadas a melhorar um processo didático, pode ocorrer que o corpo discente não perceba isto. O artigo visa identificar a percepção dos alunos com relação a estratégias de aprendizagem-ensino adotadas. Mudanças recentes no projeto pedagógico de dado curso de Engenharia Civil resultaram na criação da disciplina Hidrologia, formatada de modo diverso de quando ainda se inseria numa antiga disciplina Hidráulica e Hidrologia. Avaliar a metodologia de aprendizado-ensino nela adotada fez-se necessário ao fim de seu primeiro ano de existência. Para isto, criou-se uma planilha-questionário de 20 perguntas com base no modelo Likert de questionários de múltipla escolha, aplicada aos alunos na parte inicial de uma aula praticamente sem ausência. O artigo mostra a tabulação completa das respostas para toda a turma de um 4º ano de Engenharia Civil que cursou a nova disciplina em 2019 e analisa alguns dos seus principais aspectos já que para discuti-las na totalidade é necessário mais espaço do que o deste artigo. Uma conclusão interessante da pesquisa é o claro viés entre o conjunto de autoavaliações pelos alunos e a avaliação que fizeram da própria turma sob alguns aspectos investigados mostrando visível leniência na autoavaliação. Outros tipos de perguntas e respectivas respostas, sobre a percepção dos alunos quanto à assertividade de estratégias adotadas, são analisados aqui e podem ser úteis na escolha de estratégias a adotar em futuras situações.
avaliação discente, participação da classe, pesquisa de opinião, questionário Likert, viés na resposta, autoavaliação