Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4556

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL III;

Esdras Jonathan Honorato Costa;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Com o avanço tecnológico a sociedade percebeu a necessidade de modificação em vários setores, tais como, meios de comunicação, de informação, setor de investimentos, setor da construção civil, setor do transporte. Houve uma revolução tecnológica que modificou nossa rotina e nossa forma de interagir com as outras pessoas. Apesar dessa grande mudança, a educação, para algumas pessoas e instituições, ainda se apresenta da mesma forma que décadas passadas. Desde o século passado, críticos da educação têm discutido modelos de ensino que destacam a autonomia do estudante em todo o processo de ensino aprendizagem. Pode-se citar as ideias de Montessori, Frenet, Piaget, Vygotsky, David Ausubel, Paulo Freire e Michael Foucault. O modelo de ensino aprendizagem focado no professor é conhecido como metodologia passiva enquanto o modelo focado na interação do estudante e na sua participação direta é conhecido como metodologia ativa. Nas metodologias ativas o estudante é instigado a participar da aula através de trabalhos enquanto o professor e o livro didático se apresentam como facilitadores e orientadores. Uma metodologia ativa é a aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino que se baseia no desenvolvimento de problemas reais, complexos e multifacetados pelos estudantes como uma forma de aprendizagem significativa e aplicada. O presente estudo de caso envolveu uma turma do componente curricular Tecnologia da Construção Civil III do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), de fevereiro de 2023 a junho de 2023. A proposta do projeto foi consolidar o aprendizado de todos os tópicos trabalhados utilizando metodologia ativa através de uma situação-problema nos moldes da ABP. Por fim pode-se concluir que os benefícios gerados pela metodologia ativa são inúmeros, tornando-se um método de ensino amplamente utilizado em todo o mundo, pois permite explorar diversas possibilidades educacionais, melhorando assim a qualidade da formação dos engenheiros. Com ela, além de adquirir expertise técnico-científica, os estudantes conseguem desenvolver habilidades e competências multidisciplinares, empatia, senso crítico, empreendedorismo e diversas outras habilidades cada vez mais requeridas no mercado de trabalho.

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Trabalho em Grupo, Engenharia Civil
Voltar