4554
Desafios docentes na adoção do Ensino Remoto nas Engenharias;
Regiane Piontkewicz, Maria do Carmo Duarte Freitas, RICARDO MENDES JUNIOR;
Esta pesquisa objetiva levantar os desafios dos docentes das Engenharias na adoção do ensino remoto durante a pandemia, bem como avaliar sua competência digital. Para isso, foi aplicada uma pesquisa de levantamento a 106 docentes do ensino superior das Engenharias de diversas regiões brasileiras. Os resultados demonstram uma aceitação do Ensino Remoto pela maioria dos professores, que desenvolveu suas atividades durante o período de quarentena, em uma carga horária maior do que desenvolviam anteriormente a ela. Dentre os desafios apontados, destacam-se: maior tempo para preparação das aulas, sobrecarga informacional, dificuldade para interagir com os alunos, dificuldade para avaliar os alunos e conciliar as atividades docentes com atividades domésticas. Esses resultados servem como embasamento para ações a serem tomadas nos cursos de engenharias no período pós-pandemia, com destaque para as competências digitais que precisam ser desenvolvidas pelos professores.
competência docente digital; ensino de engenharia; ensino remoto