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Artigo


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PROJETOS APLICADOS DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADOS A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL;

ROBERTA DOS SANTOS OLIVEIRA, BRUNO L?BO DE ALMEIDA, SALETE SOUZA DE OLIVEIRA, CHRISTIANE LIMA BARBOSA, RENATO MARTINS DAS NEVES;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

O presente trabalho faz um relato sobre a execução de projetos aplicados da disciplina de programação estruturada integrados a extensão universitária da UFPA como ferramenta de inclusão social. Apresenta-se um breve relato sobre os trabalhos desenvolvidos, a dinâmica das ações realizadas e a importância da integração entre a extensão universitária e as disciplinas da graduação, sendo essa experiência vivenciada por discentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará orientados por uma equipe composta por docentes e técnicos administrativos vinculados ao Instituto de Tecnologia da UFPA. O projeto de extensão utilizado para o presente estudo de caso tem como proposta o Desenvolvimento de Aplicativos Utilizando Código QR como Ferramenta de Inclusão Social na Universidade Federal do Pará-UFPA aliando a esta temática a organização de oficinas e seminários com a participação da sociedade em geral para tratar da discussão sobre assuntos relativos a acessibilidade atitudinal, inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão e direitos humanos. A integração proposta se revelou de grande importância para a formação e conscientização dos discentes tornando a engenharia mais humanizada e atenta aos problemas sociais permitindo uma reflexão sobre a prática de projetos de engenharia humanizados e inclusivos, apresentando os desafios e possibilidades verificando concepções alternativas existentes. Ao final do projeto foi realizada uma pesquisa a fim de obter resposta sobre as principais demandas das pessoas cegas ou com baixa visão e a percepção dos discentes envolvidos, conhecendo assim as possibilidades e desafios dessa integração. Diante do exposto, ressalta-se que integrar as disciplinas da graduação com projetos de extensão é favorável, proporcionando diversos benefícios para os futuros docentes e para a sociedade.

Social Inclusion, QR Code, structured programming
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