Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4550

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO CHATGPT COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA;

Tiago Brandão Costa, DENISE HIRAYAMA, Esoly Madeleine Bento dos Santos;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O ChatGPT é um chatbot gratuito desenvolvido pela OpenAI que utiliza modelos de linguagem baseados em Inteligência Artificial (IA) para simular uma conversa humana baseado no seu banco de dados e nas informações fornecidas. Com a crescente incorporação desta tecnologia no cotidiano dos estudantes, surge uma preocupação por parte dos professores em relação ao potencial de plágio. Considerando a inevitabilidade do uso dessas ferramentas, somado ao fato de que a inteligência artificial passa por atualizações frequentes, a detecção de plágio em textos gerados por essas ferramentas se torna um desafio significativo. Nesse sentido, é de suma importância compreender tanto as potencialidades quanto as limitações dessas ferramentas, conscientizando e preparando os alunos para utilizá-las de forma ética e consciente. O objetivo deste trabalho é promover o desenvolvimento de um senso crítico nos alunos em relação ao uso do ChatGPT, ao mesmo tempo em que se busca avaliar a capacidade dessa ferramenta em fornecer informações precisas e confiáveis. Nesse contexto, foi proposto aos estudantes a construção de um texto colaborativo, utilizando recursos como o ChatGPT, Google, livros didáticos e artigos científicos, nas disciplinas do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Essa abordagem, baseada em metodologias ativas, busca estimular a participação ativa dos alunos, incentivando a pesquisa, análise crítica e o debate. De acordo com os estudantes, a estratégia pedagógica adotada enfatizou o desenvolvimento de habilidades e competências como comunicação, pensamento crítico e trabalho colaborativo em grupo. Além disso, os alunos observaram que a qualidade dos textos produzidos nas diferentes disciplinas não foi influenciada pelo recurso utilizado, mas pela habilidade individual de formular perguntas relevantes e realizar análises críticas. Embora o ChatGPT tenha apresentado resultados superficiais em certos casos devido às limitações de sua base de dados, ele se revelou ser uma ferramenta interessante para o estudo de conteúdos, possibilitando a comparação de informações com fontes tradicionais. Apesar das reservas quanto à eficácia da tecnologia de IA na educação, conclui-se que o ChatGPT pode desempenhar um papel positivo na produção de texto pela colaboração entre a IA e os seres humanos, desde que seja utilizado de forma responsável. Ao oferecer aos alunos essa experiência, eles serão capazes de lidar com as demandas do mundo digital e da sociedade contemporânea de forma crítica e reflexiva.

Geração IA, chatGPT, engenharia de materiais
Voltar