Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4547

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO DE EXTENSÃO ELAS NA INICIÇÃO CIENTÍFICA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHOS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA ENGAJAR JOVENS DO SEXO FEMININO PARA AS ÁREAS DE STEM.;

Bruna Camila Francisco, Cristielly De Campos Dos Santos, Paula Adriana Soares, Paloma Maria Silva Rocha Rizol;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

Com base no Global Gender Gap Report, um relatório que classifica a igualdade de gênero, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2021, constata-se que 28,6% dos homens brasileiros matriculados em universidades estão cursando alguma área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), enquanto apenas 10,7% das mulheres brasileiras matriculadas na universidade estão seguindo essas mesmas áreas. Isso evidencia claramente a importância de iniciativas voltadas para incentivar jovens meninas a ingressarem nas áreas de STEM. Grupos como o IEEE WIE (Women in Engineering) e o GT (Grupo de Trabalho) da Abenge Mulheres na Engenharia têm como objetivo promover a equidade de gênero nessas áreas. O presente trabalho tem o propósito de apresentar as atividades realizadas durante a implementação do projeto "Elas na Iniciação Científica", que ocorreu no segundo semestre de 2022 na Escola Estadual Professor Ernesto Quissak em Guaratinguetá, e contou com apoio da 2ª Chamada do Programa Garotas STEM: Formando futuras cientistas uma parceria do British Council com a Fundação Carlos Chagas. O projeto tem como objetivo estimular e promover a Pré-Iniciação Científica, além de incentivar a participação de jovens meninas nas áreas de STEM, permitindo que elas conheçam mais sobre o mundo da ciência, tecnologia e computação, e, acima de tudo, motivá-las a seguir seus projetos de vida, independentemente da área escolhida. Como resultado, observou-se um maior interesse das meninas pelas áreas STEM à medida que tiveram contato com o projeto.

Mulheres em STEM; Meninas em STEM; Igualdade de gênero; Ensino Médio; Extensão Universitária;
Voltar