Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4546

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PAPEL DO ESTÁGIO-DOCÊNCIA EM ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E MESTRADO;

VIVIAN BIGNOTO DA ROCHA CANDIDO, Cátia de Paula Martins;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

O estágio-docência desempenha um papel fundamental na formação do pós-graduando, através da preparação para a docência e aprimoramento do ensino. Para os bolsistas do Programa de Demanda Social da CAPES, este estágio é uma atividade obrigatória, cujas resoluções internas dos programas de pós-graduação determinam sua execução. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções de uma aluna do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC/UFJF) (Mestrado acadêmico), adquiridas ao longo do seu estágio-docência, com os estudantes de graduação em Engenharia Civil. Estes estudantes eram compostos por alunos matriculados na disciplina Mecânica dos Solos II e por alunos de Iniciação Científica. As atividades desenvolvidas incluíram aulas sobre métodos de ensaio, elaboração de material didático e acompanhamento de atividades laboratoriais. Por fim, os alunos de Iniciação Científica e o monitor da disciplina expressaram suas opiniões sobre as contribuições do estágio-docência em sua formação. Foi observado, assim, que o estágio-docência permitiu à aluna em questão praticar habilidades como didática e empatia, o que contribuiu para a pesquisa de mestrado e para o seu desenvolvimento como pesquisadora. Os estudantes relataram que a presença da aluna de pós-graduação auxiliou positivamente no intermédio do processo de ensino entre a professora orientadora e os alunos, além de incentivar o envolvimento contínuo com atividades de pesquisa. Fica evidente, assim, que o estágio-docência é uma importante ferramenta que contribui tanto para a qualificação do aluno de pós-graduação e pode, ainda, representar sua única experiência antes de se tornar um profissional docente.

Estágio-docência; Mestrado; Ensino; Pesquisa
Voltar