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CONSTRUÇÃO DE UM ARTRÓPODE CONTROLADO POR BLUETOOTH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL;
Eryc Dias Medeiros Silva, Josemar Alves dos Santos Junior, Marcos Antônio Arantes de Freitas;
A robótica educacional tem se mostrado uma abordagem eficaz no ensino superior,
proporcionando uma educação mais abrangente e preparando os alunos para os desafios do
mercado de trabalho. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a construção de um sistema de seis patas
artrópode alimentado por servomotores, controlado via Bluetooth e programado em Arduino,
como uma plataforma para explorar e aprofundar conhecimentos em robótica educacional.
A construção do artrópode permite que os alunos entendam a relação entre
eletrônica, mecânica e movimentação de robôs, incentivando a aplicação de conhecimentos teóricos
conhecimento em um projeto tangível. Além disso, programar e controlar o artrópode
através de uma conexão Bluetooth usando a plataforma Arduino permite que os alunos desenvolvam
habilidades práticas, criativas e cognitivas.
Ao realizar este projeto, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática os principais
conceitos teóricos de robótica, como cinemática, controle de movimento e integração de sistemas.
Construir o artrópode com seus servomotores para locomoção também permite que os alunos explorem
criando algoritmos para controlar os movimentos do robô.
O projeto pode servir como uma ferramenta para explorar outras áreas de visão da robótica educacional, como
como inteligência computacional e artificial. Assim, o artrópode torna-se uma plataforma versátil
para o ensino de robótica educacional no ensino superior.
Robótica educacional, artrópode, servo motores, Bluetooth, Arduino.