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Artigo


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CONSTRUÇÃO DE UM ARTRÓPODE CONTROLADO POR BLUETOOTH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL;

Eryc Dias Medeiros Silva, Josemar Alves dos Santos Junior, Marcos Antônio Arantes de Freitas;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

A robótica educacional tem se mostrado uma abordagem eficaz no ensino superior, proporcionando uma educação mais abrangente e preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a construção de um sistema de seis patas artrópode alimentado por servomotores, controlado via Bluetooth e programado em Arduino, como uma plataforma para explorar e aprofundar conhecimentos em robótica educacional. A construção do artrópode permite que os alunos entendam a relação entre eletrônica, mecânica e movimentação de robôs, incentivando a aplicação de conhecimentos teóricos conhecimento em um projeto tangível. Além disso, programar e controlar o artrópode através de uma conexão Bluetooth usando a plataforma Arduino permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas, criativas e cognitivas. Ao realizar este projeto, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática os principais conceitos teóricos de robótica, como cinemática, controle de movimento e integração de sistemas. Construir o artrópode com seus servomotores para locomoção também permite que os alunos explorem criando algoritmos para controlar os movimentos do robô. O projeto pode servir como uma ferramenta para explorar outras áreas de visão da robótica educacional, como como inteligência computacional e artificial. Assim, o artrópode torna-se uma plataforma versátil para o ensino de robótica educacional no ensino superior.

Robótica educacional, artrópode, servo motores, Bluetooth, Arduino.
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