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ESTATÍSTICA MULTIVARIADA E ESTATÍSTICA ESPACIAL PARA CURSOS DE ENGENHARIA: INFLUÊNCIA DAS FRONTEIRAS SECAS ENTRE NAÇÕES NOS SEUS PARÂMETROS SOCIOECONÔMICOS;

Fábio Gerab, Pedro Augusto Moraes de Oliveira;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Este trabalho apresenta a proposta de dois componentes curriculares abordando Ciência da Dados em cursos de engenharia utilizando técnicas estatísticas e computacionais avançadas, capazes desenvolver nos estudantes a competência de transformar dados em informações estruturadas e úteis, tanto para a compreensão de fenômenos e processos como para a tomada de decisões que possibilitem ganhos, sejam eles econômicos, sociais ou ambientais. Os componentes curriculares "Estatística Multivariada e Modelagem Estatística" e "Estatística Espacial" serão ofertados como disciplinas optativas. A metodologia de ensino a ser empregada baseia-se na modelagem estatística, construída pelos alunos a partir da proposta de diversos problemas reais e originais, utilizando dados reais não consolidados, que demandam uma análise complexa em distintos graus de profundidade. A proposta em questão foi exemplificada pelo desenvolvimento de um problema que envolve tanto Estatística Multivariada como Estatística Espacial. O problema apresentado utiliza mapas os digitais dos distintos países existentes no globo terrestre e os dados para estes países disponibilizados pela CIA - Central Intelligence Agency. Neste problema busca-se identificar a existência de dependência entre os padrões de desenvolvimento de um país com padrões encontrados em seus vizinhos fronteiriços. Outros problemas semelhantes estão sendo desenvolvidos.

Educação em Engenharia, Flexibilidade Curricular, Aprendizagem por Competências, Estatística Multivariada, Estatística Espacial
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