4541
Desafios e oportunidades para o ensino de engenharia em um laboratório interdisciplinar na área de automação e pós-colheita;
EDSON BAAL, ISAAC VARELA BRITO GUIMAR?ES DE SOUZA, LU?S ANT?NIO BORTOLAIA, ALESSANDRO ROSA LOPES ZACHI, ANTONIO CARLOS VALDIERO;
COBENGE23
[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
O presente trabalho apresenta o conceito de um laboratório interdisciplinar para ensino de engenharia na área de automação e pós-colheita de grãos. Os primeiros cursos de engenharia criados no século XIX buscavam equilibrar o ensino teórico e prático, porém com o passar do tempo, houve uma priorização do ensino teórico. Apesar disso, os desafios da sociedade e as demandas por engenheiros estão alinhadas a uma formação integral articulada a teoria e prática. A automação e controle de processos na área de pós-colheita de grãos surge como uma oportunidade para o desenvolvimento aplicado de práticas de ensino de engenharia, aliando motivação aos alunos e desenvolvimento de soluções para a indústria. Para alcançar os objetivos deste artigo, primeiramente apresenta-se uma breve revisão sobre o ensino de conteúdos práticos na engenharia, destacando-se treze objetivos de aprendizagem em laboratório. Em seguida caracteriza-se os processos da área de pós-colheita de grãos. Na sequência, tem-se a apresentação do conceito do laboratório interdisciplinar na área de automação e pós-colheita de grãos. Identifica-se como resultado as oportunidades para o futuro desenvolvimento do laboratório didático.
Atividades práticas em laboratório, ensino de engenharia, automação e controle, pós-colheita de grãos