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FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ENGENHEIROS CIVIS NA GEOTECNIA: O PAPEL DA ATIVIDADE DE MONITORIA;

Marcos Paulo Santos da Silva, Cátia de Paula Martins;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

A natureza dinâmica do mercado de trabalho exige dos engenheiros de hoje competências que vão além do conhecimento técnico adquirido em sala de aula. Portanto, este estudo aborda a relevância das competências transversais na formação de engenheiros geotécnicos, enfatizando a importância do desenvolvimento de habilidades comportamentais e emocionais paralelamente ao conhecimento técnico. A pesquisa examina o papel da tutoria acadêmica na disciplina de Mecânica dos Solos II da Universidade Federal de Juiz de Fora, destacando a necessidade de habilidades como resolução de problemas, tomada de decisão e aprendizagem autodirigida, comumente conhecidas como soft skills , e seu alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia.

competência cross-skills, habilidades soft-skills, DCNs, monitoria, geotecnia
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