Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4535

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMCaminhos Para Adaptação do calculo em um ambito inclusivo e o espectro autista: Possibilidades Pedagógicas;

Samuel Olinto Ferreira;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

As engenharias possuem uma atuação teórico-prática relevante para com o contexto social. No entanto, no que tange a inclusão e formação de alunos com especialidades do tipo TEA (transtorno do espectro autista), o que vem sendo percebido é a insuficiência e os altos índices de desistências desses indivíduos nos cursos de engenharia no âmbito brasileiro, em especial da Engenharia Civil. Tendo em vista esses fatores, a ausência de projetos e estudos acerca do TEA, maximizam a exclusão dos indivíduos portadores desses transtornos e na formação básica-técnica dentro do contexto inclusivo. Este presente trabalho aborda possíveis métodos de adaptação das atividades curriculares aplicadas no curso de engenharia civil do IFPB- Campus Patos, o qual objetiva formar o corpo docente e apresentar aportes didáticos para ações de enfrentamento ao processo de evasão dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações aconteceram durante a monitoria da disciplina de Calculo Vetorial e Geometria Analítica dispondo como principal objetivo o auxílio aos alunos presentes na disciplina. Os resultados das ações do trabalho apontaram que estratégias para fortalecer o processo de permanência dos cursos de engenharia e eventuais incentivos docentes estariam focados em ações didáticas e de interligação direta do alunado com o curso, de forma que estivesse moldada a sua presente necessidade.

Engenharia Civil; Ensino; Evasão; Motivação; Formação Profissional; Autismo; Adaptação; Inclusão.
Voltar