4532
O USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS E REFERÊNCIAS DAS CIÊNCIAS HUMANA PARA DESENVOLVER HABILIDADES HOLÍSTICAS NA FORMAÇÃO DE ENGENHARIA EM DOIS CICLOS DA ECT;
KAROLYNE SANTANA COSTA VASCONCELOS, HERCULANA TORRES DOS SANTOS;
Arquivo não encontrado
Buscando atender às novas demandas do século XXI, o ensino de engenharia tem sido permeado por diferentes desafios, a exemplo, da necessidade de centrar a formação de discentes holísticos, preparados para desenvolver soluções sustentáveis como sugere a agenda 2030, elaborado por membros das Nações Unidas Tais aspectos, não costumam pertencer a grade mais técnica do ensino das engenharias. Neste sentido, os projetos aqui apresentados oferecem a análise de ferramentas, com a utilização de referenciais multidisciplinares para fundamentá-las. O artigo apresentou uma análise-empírica sobre metodologias educacionais desenvolvidas na formação em dois ciclos de engenheiros e bacharéis em ciências e tecnologia, através do desenvolvimento de atividades extracurriculares, como a monitoria, a pesquisa e a extensão. Mostra, assim, como esse instrumento contribui para impulsionar competências e habilidades específicas aos discentes, reforçando sua capacidade de aplicar técnicas que envolvam criatividade aliada ao cooperativismo e, ainda, as competências emocionais. O campo da ciências humanas é apresentado para posicionar teoricamente a importância das práticas e o papel delas nas universidades como forma de contribuir no processo de formação dos profissionais, mediante as iminentes e intensas mudanças das sociedades altamente globalizadas e alteradas por tecnologias de informação.
engenharias; habilidades; monitoria; metodologia de ensino; projetos de pesquisas.