4529
DESPERTANDO VOCAÇÕES: O PROJETO MAIS CIÊNCIA E SUA INTERAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA;
FL?VIO KIECKOW, ROSANGELA FERREIRA PRESTES, ELIANI RETZLAFF, ISAAC DOS SANTOS NUNES;
Este trabalho tem como objetivo relatar as etapas de desenvolvimento do Projeto MAIS CIÊNCIA. O projeto é uma iniciativa de interação da Universidade com a Educação Básica. O propósito é despertar a vocação dos estudantes do ensino médio para as áreas das ciências e engenharias. O ponto de partida dessa edição (2022) foi trabalhar os componentes curriculares da nova BNCC do Ensino Médio. As atividades foram organizadas na forma de uma Trilha de Aprendizagem em diferentes estágios em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) chamado Mais Ciência. Participaram estudantes e professores de escolas públicas do noroeste do RS, 33 escolas e 1800 alunos. Por meio do AVA foram disponibilizados materiais digitais produzidos com a finalidade de desenvolver competências, incluindo conhecimento teórico, habilidades técnicas e comportamentais e atitudinais no que tange aos componentes curriculares Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Cultura e Tecnologias Digitais, incluindo as temáticas Educação Financeira e Empreendedorismo. A dinâmica de organização compreendeu o cadastro das escolas, professores e alunos no AVA, realização de um ciclo de palestras, um ciclo de oficinas, mostra de trabalhos na forma de um Pitch de Negócios e culminou com a produção de um livro contendo todo o material produzido
Trilha de Aprendizagem, Educação Financeira, Empreendedorismo, Ambiente de Aprendizagem, Pitch de Negócios