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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMA IMPORTÂNCIA DO GÊMEO DIGITAL APLICADO NO TESTBED DA UFABC COMO MODELO NO ENSINO DA ENGENHARIA;

Rogério Adas Pereira Vitalli, Ugo Ibusuki;
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COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

As inovações tecnológicas revolucionam a forma como produzimos e criamos produtos e serviços na sociedade atual. Dessa forma, são cada vez mais necessárias pessoas capacitadas que entendam os benefícios advindos dos avanços tecnológicos e suas aplicações na prática. Entretanto, disseminar conhecimentos de inovação como as tecnologias da Indústria 4.0 não é uma tarefa simples, dadas as dificuldades que a indústria brasileira apresenta na adoção e utilização desses novos conceitos. Para solucionar essa lacuna, um modelo denominado Learning Factory (LF) parece ser promissor ao associar a teoria dessas tecnologias à prática em ambientes que simulam a realidade da indústria brasileira. Portanto, o presente trabalho visa explorar a implantação de uma Fábrica de Aprendizagem na Universidade Federal do ABC (UFABC), a partir da aplicação de uma morfologia de classificação, para auxiliar na consolidação do laboratório experimental, no desenho de seu modelo de atendimento e a conexão com as partes interessadas. A aplicação dessa morfologia de classificação permitiu identificar que o cenário atual apresenta um conceito técnico bem definido em parceria com a indústria local e um bom portfólio de equipamentos para simular um ambiente de Indústria 4.0. Os resultados também exploraram a falta de estratégia didática do laboratório, bem como a falta de integração, seja com a comunidade científica, seja com a indústria da Região do ABC, no Estado de São Paulo, Brasil. Nota-se, portanto, que esta é uma oportunidade de desenvolvimento futuro para que a LF possa gerar um impacto positivo tanto interna quanto externamente.

Gêmeo Digital, Indústria 4.0, Testbed
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