Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4523

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ELETRÔNICO PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA;

Celso Becker Tischer, Kelvin Moisés da Silva, Daiane dos Santos Keller, Felipe Alencar Marzzari;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Atualmente, o mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais que apresentem um perfil diferenciado, prezando características como criatividade, empreendedorismo e pensamento inovador. Com isso, a utilização da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Projeto) permite complementar o aprendizado de acadêmicos de uma forma prática visando o desenvolvimento de habilidades. O projeto proposto a alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, visando a aplicação da metodologia ativa, foi o desenvolvimento de uma plataforma eletrônica luminosa, controlada através de aplicativo para smartphone, que possibilitasse a realização de atividades interativas com idosos tendo como objetivo a inserção da tecnologia no processo de reabilitação cognitiva. O projeto foi realizado em etapas, sendo o desenvolvimento do aplicativo mobile para realizar a controle das atividades e a construção da plataforma. Como principais resultados da utilização da metodologia, notou-se uma aprendizagem mais efetiva nas áreas de eletrônica e programação bem como, a evidência do melhoramento de habilidades de comunicação, criatividade e proatividades, tão requeridas no mercado de trabalho.

Metodologia Ativa, Atividade Baseada em Projeto, Protótipo, Reabilitação Cognitiva.
Voltar