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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMAVALIAÇÃO DA DEFLEXÃO DA VIGA EM BALANÇO E DO MÓDULO DE YOUNG;

Abner Vieira Pereira, Sara Rodrigues Duarte Montenegro, Tuani da Silva Carvalho, Lucy Hellen Caldas Carioca, Leandra Almeida de Jesus, Rebeca Cremonez Portinho de Carvalho, Guilherme Conceição Oliveira, Hugo Claus da Silva Martins, Felipe de Almeida Rosa, Fernando da Silva Araújo, Otávio Uchôa Coimbra leal;
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COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este trabalho tem por objetivo aplicar uma estratégia de ensino para o estudo de deflexão de vigas e eixos, na disciplina Resistência dos Materiais II que compõe o ciclo profissionalizante da Graduação em Engenharia Mecânica, do CEFET/RJ Campus Angra dos Reis. Este tipo de metodologia utilizando conceitos da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) proporciona motivação, interesse, autonomia e interação dos alunos diante de cada uma das etapas realizadas no trabalho. O intuito do experimento foi proporcionar aos alunos da graduação a aplicação prática dos conceitos de Resistência dos Materiais vistos em aula. Sendo assim, o presente trabalho buscou desenvolver um protótipo de viga, com aparato de baixo custo, submetê-lo a pesos progressivos e observar sua deflexão. A partir dos dados obtidos, o coeficiente angular da reta foi calculado e, a partir dele, encontrou-se que o módulo de elasticidade (E) experimental foi de 2,893 GPa - que em comparação com o E catalogado estava dentro do limite disposto na literatura (entre 2,41 e 4,14 GPa). Em seguida, foi feita uma simulação de viga pelo software Fusion 360 para um material que também tivesse 2,893 GPa como módulo de elasticidade. Nessa etapa, a viga projetada por simulação foi submetida aos mesmos pesos que o protótipo de viga foi submetido no experimento. A comparação entre os resultados das deflexões obtidas experimentalmente e por simulação foi satisfatória, demonstrando bastante similaridade de resultados obtidos entre os dois métodos. Além disso, a partir das respostas ao questionário aplicado ao final do trabalho, foi verificada a importância da estratégia de ensino empregada com a qual os alunos conseguiram assimilar a teoria e compreenderam o fenômeno de forma mais fácil e motivadora.

Aprendizagem baseada em projeto. Deflexão de viga. Resistência dos Materiais. Módulo de Elasticidade.
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