Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4517

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRESERVATÓRIO ELEVADO: UM EVENTO CONTEXTUALIZADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA ELABORADO À LUZ DA TMCC;

Karina Bradaschia Rocha, Gabriel Loureiro de Lima;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O objetivo desse trabalho, que é um recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, é apresentar uma proposta de evento contextualizado, nome dado, na Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC), referencial que subsidia a investigação em andamento, a um problema ou projeto integrando a Matemática com outras áreas de conhecimento. O evento em foco, concebido para ser trabalhado com estudantes de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no primeiro ano de um curso de Engenharia, foi elaborado a partir da análise e projeto de vigas, um problema elementar da Engenharia Civil. Nesta elaboração, tomaram-se por base alguns preceitos da TMCC e da estratégia didática atrelada a este quadro teórico, o Modelo Didático da Matemática em Contexto e, neste artigo, apresenta-se especificamente o que no domínio do mencionado referencial teórico recebe o nome de história do evento contextualizado. Trata-se de um documento incluindo, dentre outros aspectos: a descrição e o papel do evento, os conhecimentos matemáticos envolvidos, as habilidades prévias esperadas durante a sua resolução, os conhecimentos prévios de Matemática esperados, os conhecimentos do contexto que estão presentes no evento, as possíveis formas de resolução e os recursos tecnológicos que podem ser empregados.

Evento Contextualizado, Viga, Engenharia Civil, Matemática, Cálculo Integral.
Voltar