COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
A academia tem como função social a formação do indivíduo de forma integral. Para tanto, busca meios e métodos para realizar essa missão. Diante disso, a aprendizagem de forma ativa tem ganhado destaque e vem sendo aplicada de várias maneiras. Uma delas é aproveitar as ligas acadêmicas e as empresas júnior para realizar a aprendizagem mais próxima a realidade sem deixar a parte formativa em outro plano. Na Escola de engenharia, mediante ao formato da aprendizagem transformadora, essa prática vem sendo analisada para elaborar um ambiente onde se possa utilizar essa força acadêmica. O presente trabalho exibe o formato e a concepção atual das ligas, seu funcionamento e estrutura. Além disso, inclui o modelo da empresa júnior, sua administração e como vem se relacionando com o mundo corporativo. O trabalho, inclui uma breve participação das ligas e empresa júnior em eventos, número de alunos beneficiados, faturamento e os benefícios desse networking. A empregabilidade foi também alvo de pesquisa, bem como uma avaliação da influência na evasão escolar. A satisfação declarada em entrevistas indicou subjetivamente que esse caminho é aceito pelos acadêmicos e que tal prática deve ser incentivada. Discute-se, também, a curricularização da extensão por meio de ações de projetos integradores e em trabalhos sociais
Ligas acadêmicas, aprendizagem ativa, empresa júnior