Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4514

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA STEM NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO SISTEMAS COMPUTACIONAIS E DE MANUFATURA;

Néfi Maciel do Nascimento, Emerson Alexandre de Oliveira Lima, Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado;

COBENGE23

[103] 12. Interação com a Educação Básica

[321] 12.Interação com a Educação Básica

Este trabalho visa integrar as competências e habilidades das disciplinas de Matemática e Ciências definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, com a metodologia de ensino baseada em Ciências, Tecnologia, Matemática e Engenharia (STEM), através da construção de um protótipo de estação manufaturada de coleta seletiva, utilizando eletrônica e ferramentas computacionais em uma turma de segundo ano do ensino médio. O interesse dos alunos na área de engenharia e a aprendizagem de conteúdos são verificados através do desempenho em sala de aula, bem como do resultado de pesquisa de opinião aplicada com participantes não identificados. O grupo de alunos deve ser acompanhado por um mestrando, professores do curso de engenharia elétrica da Universidade de Pernambuco, além da equipe de ensino básico da escola. Assim espera-se levar a esse público a importância da engenharia, ciências e tecnologia e como ela faz parte do dia a dia na solução de situações reais.

Ensino Médio, STEM, Engenharia, Coleta Seletiva.
Voltar