Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4512

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE COCO SIMULATOR COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM TERMODINÂMICA;

MATHEUS HENRIQUE MONTEIRO SILVA, MAYARA TEIXEIRA DA SILVA, ANA BEATRIZ VITORINO DE FARIAS, CARLOS EDUARDO DA SILVA, WAGNER ROBERTO DE OLIVEIRA PIMENTEL;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

O estudo aborda a utilização de metodologias ativas de ensino, como a Problem Based Learning (PBL), aliada ao uso do software COCO Simulator, no ensino de Equilíbrio Líquido-Vapor (ELV) na disciplina de Termodinâmica 2 do curso de Engenharia Química. O COCO Simulator é uma ferramenta gratuita que permite a simulação de processos termodinâmicos, e sua utilização permite uma melhor visualização do conteúdo e redução de gastos com testes relacionados à otimização dos processos em empresas. Porém, apenas o uso do software não é suficiente para uma aprendizagem efetiva, sendo necessário adotar uma metodologia ativa de ensino, como a PBL, que utiliza a apresentação de um problema real ou fictício para que os alunos possam buscar conceitos aplicáveis e chegar a uma possível solução. O estudo foi realizado na modalidade de ensino a distância, em duas turmas sequenciais, e avaliou a receptividade dos estudantes ao uso do COCO Simulator aliado à metodologia PBL. Foi elaborada uma apostila com instruções para a elaboração de curvas de ELV e inserção de dados experimentais no gráfico. O estudo concluiu que a metodologia PBL aliada ao uso do COCO Simulator foi eficaz no ensino de ELV e bem recebida pelos alunos devido ao feedback recebido via Google Forms.

COCO Simulator, PBL, Termodinâmica.
Voltar